Aprovado projeto que regulamenta profissão de designer

Índice

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

12096565_987496381301348_7666498301217275828_n

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto que regulamenta a profissão de designer. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2013, do ex-deputado Penna (PV-SP), determina que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com experiência mínima de três anos até a data de publicação da lei, possam exercer a profissão de designer. O projeto agora segue para sanção presidencial.

Pela proposta, fica vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. Além disso, o fruto do trabalho do designer passa a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Os diplomas de graduação que serão considerados válidos são os emitidos pelos cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial, Programação Visual, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda e Design de Produto, reconhecidos pelo Ministério da Educação. O projeto ainda prevê punição para a pessoa física ou jurídica que usar a denominação designer ou empresa de design sem cumprir os critérios estabelecidos na lei.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba novidades em seu email

Não se preocupe serão enviadas informações com moderação.

Outros Posts

Criação de Sites Profissionais

Bendita Seja Girl – Loja Virtual

Desenvolvido pela Enium, o site Bendita Seja Girl é uma vitrine virtual de roupas femininas. A variedade das peças contrasta com a simplicidade da loja, permitindo,

Optimized with PageSpeed Ninja