As mulheres na área de TI nos próximos anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ada Lovelace, Grace Hopper, Hedy Lamarr. Diversas são as mulheres que não só contribuíram para o avanço tecnológico que desfrutamos hoje, como também foram pioneiras em sua época. Nos dias atuais, apesar de muitos obstáculos, o crescimento do número de mulheres no mercado é visível. Bom exemplo disso é a área de Tecnologia da Informação (TI). Nesse contexto, alguns desafios são apresentados pela frente, entre eles, o estímulo recebido desde a infância e a participação exponencial no setor. Vamos entender melhor? 

 

Família e educação: qual o reflexo na decisão das carreiras? 

 

A infância é um momento crucial na vida de todos. Nesse período, é muito comum que as crianças estipulem (muitas vezes influenciadas pelos pais) qual a profissão querem seguir quando adultas, embora nem sempre o que foi sonhado, torna-se a escolha real. Um aspecto pertinente é que, como sugerem muitas estudiosas, os papéis de gêneros impostos pela sociedade desde tenra idade refletem diretamente no mercado de trabalho, isto é, na escolha das profissões. Não raro, as mulheres são associadas às áreas do cuidado, como saúde e educação.  Diante disso, um desafio curioso para a contemporaneidade é aliar a educação com a apresentação de possibilidades de profissões logo na infância, a fim de romper esse quadro bastante ultrapassado. 

Para tanto, é preciso que famílias, escolas e universidades estejam atentas às transformações sociais. Mas somente isso não basta, também é necessário um olhar questionador em relação aos preconceitos destilados cotidianamente às mulheres. O primordial é a abertura para ouvi-las. Desse modo, um caminho positivo e inteligente de preparação para os desafios mercado será construído com atenção e respeito. 

 

Desafiar e provar que, sim, o lugar das mulheres também é na TI

 

Segundo dados da Softex, o setor de TI gera mais de 1,3 milhões de emprego somente no Brasil. Em um mercado de trabalho altamente competitivo, mesmo com a crise econômica que permeia o país há mais de cinco anos, as possibilidades apresentadas para profissionais da Tecnologia da Informação é expressiva. Estima-se que, até 2024, o setor deve gerar mais de 420 mil empregos. Um fato que chama atenção, pois claramente significa oportunidades extraordinárias para todos os brasileiros, especialmente para as mulheres que, atualmente, preenchem apenas 20% do total de vagas ofertadas para essa área. Apesar dos obstáculos, notadamente ligados ao machismo, ainda fortemente enraizado em nossa sociedade, esse é um momento oportuno para buscar formação na área e, no futuro, construir uma carreira sólida e bem-sucedida. 

 

Considerações 

 

Neste artigo, vimos que o setor de TI, além de oferecer várias oportunidades de emprego, está em intensa expansão. Logo, estamos diante de um excelente momento para quem deseja investir na área. Para as mulheres, ainda que haja uma crescente participação no setor, há muito a ser feito. O importante é que o primeiro passo já foi dado por muitas, e, não se pode negar, o futuro é delas. 

Gostou desse artigo? Quer continuar obtendo conteúdos gratuitos como este? Siga a gente nas redes sociais. 

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!