Se você que trabalha com marketing digital, provavelmente reconheça o poder que a Black Friday representa não apenas para você, mas para todos que vendem produtos ou serviços pela internet.
O resultados das vendas feitas nessa data é bastante satisfatório e muitos e-commerce relatam que, em um único final de semana, vendem o equivalente à um mês inteiro de vendas. Se você investir corretamente em campanhas de links patrocinados, disparo de e-mail marketing, redes sociais etc, você pode potencializar mais ainda os resultados de venda.
Dicas para o Black Friday
- Prepare seu território: Há empresas que investem muito em suas estratégias para Black Friday e acabam se esquecendo do mais simples: estruturar o site para que ele suporte receber uma grande quantidade de visitas.
Certifique-se com seu serviço de hospedagem se seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas. Certifique-se também de que o funcionamento do seu site esteja 100%: se não existem links quebrados, imagens que não carregam e que o sistema de compra está funcionando perfeitamente.
- Ofereça descontos incríveis: Assim que a Black Friday surgiu no Brasil, pessoas se aproveitaram para maquiar os preços de seus produtos, fazendo com que eles parecessem menores durante o evento.
Cada vez mais as pessoas estão atentas aos preços maquiados e aos que realmente tenham um bom desconto. Não tente enganar as pessoas, ofereça descontos realmente incríveis e suas vendas serão um sucesso, nada de prejuízo, apenas lucro.
- Ofereça descontos especiais à quem já é seu cliente: Por que não conceder um desconto ainda melhor para quem já confia em sua empresa? Se você vai oferecer, por exemplo, 50% de desconto para o público geral, ofereça 60% ou até mesmo 70% para aqueles que já utilizam seus produtos ou serviços.
- Fique atento ao Mobile: Ultimamente, tem crescido o número de vendas online através dos dispositivos móveis – tablets e Smartphones. Esteja sempre atento à experiência do usuário. Confira se seu site está preparado para ser acessado por um dispositivo móvel. Caso não queira perder suas vendas, é importante se atentar a esse ponto.
- Convide as pessoas a criarem uma lista de desejos: Comece agora mesmo a utilizar essa estratégia. As pessoas colocam na lista todos os produtos que elas comprariam caso existisse um bom desconto na hora da compra.
Antes da Black Friday, você verifica na base de dados os produtos que foram mais desejados pelo público e oferece um bom desconto a esses produtos e, no primeiro dia do evento, você envia um e-mail à essas pessoas, informando que um dos produtos da lista de desejos dela está com desconto.
- Utilize um contador de tempo: Essa estratégia pode ser utilizada na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no próprio dia. Se possível, programe um contador de tempo nas suas páginas de venda. Por exemplo: “Oferta válida por apena 03, 03, 01h”.
- Invista em anúncios patrocinados: O Google Adwords e o Facebook Ads podem ser de grande ajuda na Black Friday. Caso sua empresa tenha uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para quem curte sua página.
Solte sua criatividade na hora de criar as campanhas de anúncios e as otimize, descartando anúncios que não irão gerar resultados. Anúncios no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante o evento, muitas pessoas fazem uso das hashtags para encontrar descontos: faça o teste.
Por que falar da Black Friday apenas poucos dias antes do evento? Aproveite que ainda há tempo e planeje agora suas ferramentas para garantir sucesso em suas vendas!