Índice

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É uma ferramenta gratuita e a mais popular, utilizada para criação e gerenciamento de conteúdo para sites corporativos, blogs, lojas virtuais etc. O WordPress.org disponibiliza mais de 47mil plugins, desde os simples aos complexos, gratuitos ou pagos.

Há diversos temas, gratuitos e pagos ou desenvolvidos sob medida para um determinado projeto, com diversas finalidades.

Pode-se baixar e instalar o software do WordPress.org gratuitamente, mas para que seu blog possa ir ao ar, você precisará ter uma hospedagem de site e um registro obrigatório de um domínio próprio – ex.: blogpessoal.com.br.

Hospedagem e domínio

Hospedagem nada mais é que um serviço de armazenamento e disponibilização constante de um site, possibilitando que o mesmo seja visualizado 24h por dia mundialmente.

Já o domínio próprio, basta que você verifique se o nome que você deseja para o seu site está disponível e registrá-lo diretamente em alguma extensão de sites, ou junto ao serviço de hospedagem quando a empresa oferece este pacote.

Com o Worpress instalado, você terá controle sobre seu site, além de obter o layout que achar necessário.

Você mesmo instalando o WordPress:

  1. Baixe e descompacte o pacote do WordPress, se você ainda não o fez.
  2. Crie um banco de dados para o WordPress no seu servidor web, no MySQL com um usuário com todos os privilégios de acesso e modificação.
  3. Copie e renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php.
  4. Abra o arquivo wp-config.php em um Editor de Texto e preencha os seus dados de banco de dados para gerar e utilizar sua senha de chave secreta.
  5. Coloque os arquivos do WordPress no local desejado no seu servidor web:
  6. Execute o script de instalação do WordPress, acessando wp-admin/install.php no seu navegador.

Como fazer para ter o site ou blog sem conhecimento técnico?

Caso não queira se arriscar a “mexer no que não sabe”, a Enium possui profissionais que podem criar seu site ou blog em WordPress, personalizado da maneira que você quer com o melhor custo x benefício, além de tirar suas dúvidas e lhe oferecer sugestões viáveis do que pode ser preciso ou não.

Outros Posts

Como criar cupom de desconto no Woocommerce
Blog

Como criar cupom de desconto no Woocommerce

Uma estratégia muito boa para “fisgar” seu usuário na etapa de decisão da compra em sua loja virtual é utilizando cupons de desconto oferecendo vantagens