Os dois programas têm qualidades muito parecidas entre si e ao mesmo tempo são muito diferentes, e são bastante utilizados pela galera da fotografia. Entender o que os torna iguais e ao mesmo tempo diferente, pode te ajudar a fazer uma escolha apropriada na hora de escolher qual programa usar.
Lightroom:
O Adobe Photoshop Lightroom nasceu como um subconjunto do Photoshop, com funcionalidades mais específicas e com a intenção de gerenciar grande número de imagens e mantê-las organizadas em um único lugar, além de possuir funcionalidades para adicionar informações para cada imagem.
Não trabalha diretamente com pixels, mas sim com informações de comandos. Quando se altera uma cor, não se está alterando os pixels definitivamente, mas sim gerando uma informação que irá resultar em mostrar a foto numa cor diferente.
O Lightroom é bastante flexível e não “destrói” a imagem – a qualquer momento você pode recomeçar do zero ou modificar qualquer alteração já feita, sem gerar camadas e mais camadas que deixa o arquivo pesado – sendo, assim, uma ferramenta de gerenciamento de imagem com recursos de edição voltados para a fotografia.
Photoshop:
Criado como ferramenta para edição de imagem simples, o Photoshop possui diversas funções e capacidades que atendem arquitetos, artistas 3D, designers gráficos, animadores editores e também os fotógrafos. É considerado um programa para edição de imagem com potencial ilimitado.
Nele é feito edições como montagens, recortes, efeitos e tratamentos mais específicos – seu processamento pode ser iniciado no Lightroom, e logo após no Photoshop, tendo a edição diretamente no pixel.
Na imagem, podem fazer uma pessoa ser mais gordinha ou mais alta, mais magra ou mais baixa e muitas outras coisas. Listar o que o Photoshop pode fazer nos daria uma lista imensa, e o poder do Photoshop é: nos dar e expor imagens alteradas que têm a capacidade de parecer muito realistas, ou muito falsas.
Qual destes é mais a sua cara? Não se identificou apenas com um? Não se preocupe, utilize os dois e faça uma combinação perfeita em suas imagens.