Se você tem um site em funcionamento, e pretende expandir o seu negócio, primeiro deve saber que, na densidade da selva que é hoje a internet, alcançar o público amplamente conectado é uma tarefa desafiadora. Neste momento, inclusive, independente do nicho o qual você está inserido, há certamente um grande número de empresas disputando aqueles que são os seus clientes em potencial. Logo, para atingir resultados expressivos, é preciso um esforço baseado na atitude e na atenção. Por isso, selecionamos 4 ferramentas do Google que podem aumentar o tráfego no seu website, assim como impulsionar o seu negócio. Além de serem totalmente gratuitas, com o AdSense, AdWords, Analytics e Drive, você também poderá criar, analisar e otimizar as suas estratégias de venda ou alcance de clientes. Ficou curioso? Então vem comigo!
AdSense: interações são bons negócios
Quantas visualizações mensais o seu site recebe? Se você, assim como eu, tem o propósito de ajudar pessoas por meio do seu trabalho, o Google Adsense é uma ferramenta extraordinária. Além de ser uma forma gratuita de ganhar dinheiro, um grande destaque do Adsense é que o usuário tem total controle sobre os anúncios a serem veiculados no próprio website.
Para utilizar esse serviço, primeiro você seleciona o anúncio que deseja exibir, e, em seguida, determina em que local prefere que o anúncio seja exibido, por intermédio de um snippet de código. Assim, se fizer tudo certo até aqui, há ainda outra funcionalidade interessante da ferramenta: é possível exibir no seu site aqueles anúncios que geram maior lucro. Além de toda dinamicidade oferecida, também não precisa se preocupar com o processo de faturamento, o Google cuida de tudo, basta apenas acumular um valor mínimo. Por isso, é importante ficar sempre alerta aos cliques, okay?
AdWords: sobre ir até o cliente
Talvez você não esteja conseguindo aumentar o tráfego de pesquisa orgânica do seu site. Ou, na melhor das hipóteses, talvez você queira aumentar ainda mais o tráfego de pesquisa orgânica do seu site. Bem, uma ou outra alternativa, o Google AdWords é, sem dúvidas, a melhor opção.
A forma de utilização é bem simples: a primeira etapa é definir se o seu objetivo é receber, atrair ou direcionar mais pessoas para o seu site. Logo em seguida, você deve decidir o local mais adequado para o anúncio, criar uma chamada para o público-alvo e, por último, determinar o orçamento com o qual você pode entrar nessa jornada. Ao fazer todas as etapas corretamente, basta agora aproveitar os resultados.
E ah! Um outro aspecto que merece destaque é que, além de toda facilidade, a ferramenta também oferece relatórios que podem ser utilizados como forma de aprendizado, isto é, você mesmo pode conduzir seu progresso e, consequentemente, melhorar o rendimento dos seus anúncios e do seu negócio.
Google Analytics: comportamento é sinônimo de empreendimento
O Neil Patel, especialista inglês em marketing digital, considera o Google Analytics como uma das ferramentas mais poderosas dentro da imensa floresta que é Google. De fato, não há o que duvidar dele. Se você está afim de obter mais informações sobre seus clientes, o Analytics é, indubitavelmente, a forma gratuita mais bem posicionada do mercado. Com esse serviço, você pode descobrir a localização e idioma do seu público, quais foram as redes sociais utilizadas e também qual a tecnologia usada ao visitar o seu site.
E ainda para melhorar essa dinâmica, a ferramenta oferece relatórios que podem ser utilizados não apenas para compreender as reações dos visitantes, mas também para aprimorar a coleta e o gerenciamento de dados dos seus clientes em potencial, o que certamente é importante para alavancar o seu negócio. Portanto, fique atento à movimentação cotidianamente.
Google Drive: armazenamento sem medo
Todos os dias nós produzimos e armazenamos dados, mas muitas vezes, por deslizes ou acontecimentos trágicos, perdemos tudo num piscar de olhos. Eu, particularmente, cansei dessa vida; e depois de ter perdido muita coisa, hoje uso o Google Drive para guardar quase todos os meus arquivos, sejam eles do trabalho, da faculdade ou pessoais. Inclusive, para escrever este artigo, estou utilizando o Google Drive. É que além de oferecer 15GB totalmente gratuitos para armazenar arquivos, posso também acessar o conteúdo de qualquer lugar do mundo por meio de um smartphone, tablet ou computador. Além do mais, é possível produzir documentos dentro da própria ferramenta, salvá-los em diversos formatos ou até mesmo compartilhar com outras pessoas. Sendo assim, as vantagens proporcionadas pelo serviço não só facilitam as atividades cotidianas do trabalho, como são também indispensáveis para a manutenção de dados e arquivos de maneira segura.
Quer saber mais?
Chegando ao fim desse caminho, deu para perceber que as ferramentas digitais gratuitas do Google estão aí para facilitar a manutenção do seu empreendimento, não deu? Esperamos que nos acompanhar até aqui tenha sido uma descoberta transformadora para você. Para continuar aprendendo, acompanhe essa série mensal sobre ferramentas do Google que podem auxiliar a otimização do seu negócio.
Mas ei, não esquece de seguir a gente nas redes sociais e de contribuir com aquele like de apoio. E prepare-se, porque nossa aventura pelo Google está apenas começando.