Segurança é fundamental em todos os casos e quanto mais, melhor. Atenção redobrada e verificações constantes podem evitar problemas ou te possibilitar a removê-los antes que causem problemas e danos irreversíveis. Aqui, lhe daremos dicas de como manter seu site seguro tanto para você como para seus clientes.
1 – Mantenha seu WordPress atualizado
As atualizações da plataforma não servem apenas para alterações de temas e design, mas também para updates de segurança. De acordo com o portal do WordPress, cerca de 50% dos sites não são atualizados. Plugins e temas desatualizados pode fazer de seu site um alvo fácil para invasores.
2 – Mantenha um ambiente de hospedagem limpo
Garanta que os backups de seu site estejam longe de sua hospedagem e delete qualquer plugin desnecessário. Faça sempre uma verificação para remover os plugins e códigos não utilizados.
Caso o WordPress seja invadido, não armazene os arquivos hackeados no servidor. Se quiser guardar informações da invasão, mova-os para off-line. Remova os scripts de teste de seu servidor assim que você tiver concluído o teste.
3 – Aumente a segurança de usuário com senhas fortes
Todos sabemos o quanto é importante termos senhas únicas e com caracteres fortes. Nesta publicação você terá dicas de como criá-las.
Ao utilizar uma senha fraca e pouco segura para o servidor, você não coloca apenas o seu site em risco como também os usuários. É também recomendável que utilize um nome único de administrador – ao invés de admin ou wpadmin. Assim, você previne invasões baseadas em usuários e fica seguro.
4 – Garanta o HTTPS e o Certificado SLL em seu WordPress
O HTTPS é a versão que garante mais segurança quanto aos dados enviados e recebidos pelos usuários em compras online, inscrições, criação de contas etc.
5 – Não pirateie plugins e temas
A maior parte de recursos do WordPress é gratuito. Porém, alguns recursos – desde temas a plugins – podem ser pagos. Muitas pessoas não abrem mão de downloads pirateados para não gastar dinheiro com determinados recursos e vão atrás de sites que os forneçam de forma ilegal. Nesse ato, além de prejudicar o desenvolvedor, podem fazer download de plugins e temas modificados, com códigos maliciosos em seus arquivos. Estes downloads não disponibilizam atualizações que, como citado acima, é importante para manter seu site seguro.
6 – Listagem de diretórios
A listagem de diretórios acontece quando seu servidor não encontra uma página índice em uma pasta index.php, index.html etc.,fazendo o servidor exibir o conteúdo desta, com seus arquivos e sub-pastas.
Este não é um problema apenas no WordPress, mas deixar de cuidar deste caso pode ser preocupante e resultar em dores de cabeça. Se você quer criar pastas dentro de seu site para armazenar arquivos, backups etc., faça o upload de um arquivo index.html em branco para cada pasta. Assim, não haverá riscos do servidor listar o conteúdo de sua pasta.
7 – Restrinja o acesso à pasta wpadmin
Para evitar o login de terceiros na tentativa de quebrar uma senha, permita que somente usuários autorizados acessem os diretórios de administradores. Para obter acesso, os usuários devem possuir um IP fixo. O administrador do servidor no qual o site está hospedado deve ser o responsável por criar esta regra de acesso.
8 – Invista em um detector malware
Malwares são bastante comuns, e sua pior parte é que os sites podem ser um meio para infectar os computadores de clientes e também dos visitantes. Isso pode ser evitado com um bom detector de malware. Programas anti-malware são capazes de encontrar arquivos maliciosos com facilidade e te ajudam a se livrar deles antes que seja tarde.
O WordPress é útil e prático no dia a dia de diversas pessoas, cada esforço é válido para mantê-lo seguro para cada uma delas. Mantenha uma rotina para a verificação de segurança de seu site e mantenha seu sucesso sempre de pé.