O que é e como funciona o Google Ads

Geyvson Varjão » » 5 de junho de 2019 8:06 Sem Comentários

Fazer campanhas na internet é sempre um desafio, tendo em vista que, a cada dia, o mercado on-line torna-se mais concorrido. O fato é que há oportunidade para todos, especialmente para aqueles que entendem algumas ferramentas facilitadoras desse processo. Um bom exemplo é o Google AdWords, plataforma que mantém uma relação bastante harmoniosa entre orçamento e rentabilidade, e é fundamental para quem quer atingir lucros com publicidade no ciberespaço. Vamos entender melhor?

Conhecendo o Google Ads

Não é uma novidade que, nos últimos anos, a maneira como as pessoas fazem compras mudou. E, naturalmente, a internet é a grande responsável por toda essa mudança. Para vendedores das diversas áreas, por exemplo, essa transformação trouxe consigo muitos benefícios, um deles é o Google Ads, serviços que pode potencializar os resultados de suas vendas.

Certamente você sabe que não é por causalidade que uma pessoa faz uma busca por um produto na barra de pesquisa do Google; há inegavelmente uma intenção. Essa atitude mostra explicitamente o que ela está procurando comprar, e também sugere que tem-se certa urgência Diante disso, é compreensível a importância do Google Ads, ferramenta publicitária que exibe anúncios por meio de links patrocinados nos resultados de busca do Google. Tais links são exibidos tanto na busca orgânica de smartphones, quanto de computadores, e estão relacionados principalmente às palavra-chave utilizadas. Vale ressaltar que há ainda outros formatos de anúncios, como é o caso de banners ou vídeos, que podem ser vistos em áreas diferenciadas de sites parceiros do Google.

Atualmente, o Google Ads é considerada como a maior ferramenta de links patrocinados da internet, sendo também vista como a melhor forma de SEM (search engine marketing), dada a sua dinamicidade e benefícios. Além disso, é a maior fonte de renda do Google, o qual recebe uma soma do valor investido em cada propaganda na rede. Em números, só no Brasil, em 2018, a receita gerada pelas plataformas de busca e publicidade da empresa americana foi de 41 bilhões em publicidade. Dá para imaginar você inserido nesse contingente?

Links patrocinados: a escolha de palavras-chave é decisiva

De um modo geral, para que seus anúncios sejam bem ranqueados, isto é, fiquem visíveis no topo da lista de resultados, considera-se incisivamente as palavras-chave, pois elas são determinantes na sinalização e definição do grau de investimentos. Nesse estágio, é importante destacar que o Google espontaneamente vai dar preferências às grandes marcas no ranqueamento de resultados. Assim, você pode estar imaginando que será um pouco difícil bater, digamos, a Magazine Luiza ou a XP Investimentos.

Porém, isso não significa que uma pequena empresa não possa ter resultados exitosos. Para gerar bons resultados, é imprescindível saber utilizar palavras-chave de forma precisa. O próprio Ads oferece um planejador de palavras-chave que podem dar retornos consideráveis. Aqui não se pode negar a existência de palavras que podem ser mais prósperas do que outras. Portanto, a sugestão mais coerente é que você investigue qual a ideal para o segmento do seu negócio. Adicione-se, ainda, a qualidade do conteúdo oferecido, porque esse é um dos requisitos que o Google observa.

Benefícios de anunciar no Ads

Se você tem a pretensão de trabalhar com links patrocinados, o Google Ads é uma ferramenta que pode trazer resultados expressivos, uma vez que ela se baseia diretamente em desempenho. Em outros termos, os seus resultados são definidos pela maneira com que você zela por esse trabalho. Ao acessar a plataforma, você terá a possibilidade de fazer anúncios em diversos formatos, como texto, gráfico, vídeo ou também anúncios em aplicativos. Essa características amplia-se na medida em que você pode selecionar precisamente se o anúncio criado irá buscar por clientes da sua cidade, estado ou país.

Feito isso, você terá à disposição alguns benefícios interessantes, entre os quais destacam-se:

  1. Desempenho de anúncios: é possível saber a quantidade de pessoas que visualizam seu anúncio, de modo que você pode estudar o perfil do cliente.
  2. Possibilidade de testar anúncios: você poderá verificar quais anúncios estão e quais não estão funcionando, sendo executável alterações e acompanhamento de campanhas.
  3. Controle orçamentário: é realizável ajustes no orçamento de campanhas, assim como também cancelamento a qualquer momento sem pagar nenhuma taxa.
  4. Potencialidade de crescimento: no Brasil, o Google é o maior market share de buscas. Assim, seja uma grande, seja uma pequena empresa, o Google é fundamental para o crescimento.
  5. Avaliação do ROI (retorno sobre o investimento): o Ads oferece ao anunciante informações valiosas sobre o engajamento do público com os seus anúncios, isto é, de modo mais preciso, alguma conversão no site, como uma compra ou realização preenchimento de um formulário. Esse processo facilita a relação entre anunciante e cliente, pois ter uma noção de impressões e cliques permite um acompanhamento mais centralizado, bom exemplo é o remarketing. Logo, por meio do ROI, será possível priorizar o que é mais lucrativo para você e mais benéfico para seu cliente.

E então? Percebeu como é possível ampliar os lucros com o Google Ads de forma prática, segura e exitosa? Compartilhe com a gente a sua opinião.

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