Google Analytics: o que é, como funciona e quais benefícios

Índice

Se você tem acompanhado nossa série de artigos sobre ferramentas do Google que podem auxiliar o seu negócio, certamente deve estar munido de informações com as quais poderá lidar de maneira inteligente e perspicaz, com o fito de alcançar novos resultados para sua empresa. Hoje, falaremos sobre o Google Analytics, serviço gratuito que exibe estatísticas de diversos níveis, as quais podem comprovadamente otimizar suas campanhas de marketing, assim como podem auxiliar no o uso do Google Ads. Vamos entender melhor?

O que é o Google Analytics?

Há quem comente que o Analytics é uma ferramenta enigmática ou embaraçosa. Suponho que se trate, na verdade, de burburinhos. Como todo serviço do Google, basta apenas um pouco de paciência e de atenção. A fim de esclarecer as dúvidas, em linhas gerais, uma definição essencial é a de que o serviço vale-se de uma análise de dados, sejam eles qualitativos, sejam eles quantitativos, tanto do seu negócio, como dos seus competidores, com intuito de melhorar continuamente a experiência do usuário; o que naturalmente converte-se, também, no aperfeiçoamento dos resultados de seu negócio.

Como funciona o Google Analytics?

No aspecto prático, entre as principais técnicas de análise do Analytics, destacam-se:

  1. Estratificar sessões conforme dias e horários, de modo que seja possível fazer comparações entre o comportamento do usuário em diferentes níveis de interpretação, ora considerando dia, ora considerando horário ou em consonância;
  2. Separar sessões por device, isto é, fazer comparações experimentais levando em conta o engajamento feito por aparelhos móveis, desktops ou tablets.
  3. Comparação entre resultados e performances, a julgar os diferentes canais de conteúdo, como Instagram, canal do YouTube ou até mesmo uma campanha feita através do Google Ads;
  4. Segmentação de público e, consequentemente, agrupamento por características em comum (interesse, idade, sexo, etc.), tendo em vista a determinação de possíveis tendências comportamentais, como também predileção conteudística.

Quais os benefícios de utilizar

Para se ter uma noção preliminar, atualmente, grande parte dos gigantes do futebol europeu têm data analysts, isto é, um indivíduo ou grupo responsável por fazer uma análise minuciosa sobre aspectos relevantes do clube e dos adversários, a fim de oferecer uma solução para problemas técnicos e, dessa maneira, ampliar o desempenho do time. Da mesma forma ocorre com grandes empresas, pequenas empresas e profissionais autônomos do ciberespaço, que, habitualmente, fazem o uso de plataformas de coletas de dados para aperfeiçoar o alcance do seu serviço ou produto, dentre as quais destaca-se o Google Analytics.

Entre os benefícios oferecidos pela ferramenta gratuita do Google, os mais pertinentes elencamos abaixo:

  1. Capacidade de coletar informações sobre potenciais clientes e, dessa forma, promover contato mais direto entre a venda e o comprador.
  2. Possibilidade de aumentar a venda de produtos ou serviços;
  3. Condição de estimular o engajamento e, consequentemente, fomentar visitas mais frequentes por parte dos possíveis clientes;
  4. Viabilidade de facilitar a busca de informações para os clientes; e
  5. Acompanhamento mais próximo, com fito de tornar o cliente bem informado e, potencialmente, mais leal.

Considerações

Conhecer as ferramentas da plataforma de marketing do Google é, atualmente, um pré-requisito para quem deseja aumentar o desempenho do seu negócio. Assim, compreender como otimizar suas campanhas de marketing por meio de estatísticas é ter, sobretudo, uma direção mais centralizada e coesa para atingir objetivos maiores. E, certamente, o Google Analytics é um serviço gratuito indispensável nesse caminho.

Se você gostou do que leu, compartilhe sua opinião com a gente.

Veja também