Segurança na internet: Confira nossas dicas para criar senhas seguras

Vanessa Soares » 17 de maio de 2017 10:05 Sem Comentários

As senhas fazem parte do nosso dia a dia, mantendo segura pequenas – ou até mesmo grandes – áreas de nossa privacidade. Esteja ela presente no cartão de crédito, no banco, no email ou nas redes sociais.

O problema é que não adianta criarmos senhas se estas podem ser facilmente descobertas ou esquecidas. Este artigo foi feito exatamente para poder ajudar quem passa por estes dois horríveis problemas e para ajudar a proteger sua senha.

Segurança: Dicas para criar senhas seguras

O que NÃO fazer ao criar uma senha

1. Muitas pessoas usam senhas sequenciadas, pois são fáceis de lembrar. Mas isso jamais deve ser feito. A primeira coisa que uma pessoa irá fazer ao tentar descobrir sua senha será usar dígitos sequenciados, como aeiou, abcde, 01234, 12345, ou a sequência do teclado – qwert, asdfg, zxcvb.

2. Evite utilizar o nome daquele seu livro, jogo, escritor ou banda favorita, do seu time de futebol ou algo parecido. Se a pessoa for próxima a você, ela usará esses pontos como possíveis senhas, e caso não seja, usará em forma de chute e, quem sabe por uma questão de sorte, a pessoa acabe acertando.

3. Não use o número ou o nome de determinada conta, nomes próprios, datas especiais – como data de nascimento, casamento etc. – placa de carro, entre outros. É bem possível que a pessoa que deseja invadir sua conta consiga esses dados e acabe adivinhando a senha por tentativas.

Criando senhas seguras

Agora que você sabe o que não fazer ao criar sua senha, vamos ver as dicas para criar uma senha segura. Se preferir, pode fazer uma combinação das dicas, deixando sua senha mais segura.

1. Use e abuse de sua criatividade. Ela, junto a essas dicas, lhe dará uma ótima senha.

2. Use sempre caracteres acima do recomendado. Cada caractere a mais torna sua senha mais difícil de ser descoberta, inclusive por sistemas com essa finalidade. A quantidade recomendada e considerada segura, é de oito caracteres.

3. Use letras maiúsculas e minúsculas. Se preferir crie um padrão, como consoantes maiúsculas e vogais minúsculas ou vice-versa, as 2 primeiras e as duas ultimas palavras maiúsculas etc.

4. Use números e símbolos e, se preferir, substitua algumas letras pelo símbolo ou número parecido. Além de não ser tão difícil de esquecer, é mais difícil de ser adivinhada.

5. Use iniciais de alguma frase criada por você, acompanhada de alguma modificação. Por exemplo: Eu Não Vou Esquecer A Senha – #eNVea5* (o 5 faz lembrar o S, se preferir, troca o E pelo 3).

6. Utilize site de geração de senha – recomendo o www.geradordesenha.com.br, ele obtém ferramentas que te possibilita a escolher como prefere sua senha.

Não se esqueça de tomar cuidado para não deixar sua conta aberta em locais públicos e pense bem antes de compartilhar sua senha com alguém. Troque sua senha sempre que achar necessário – inclusive quando achar que alguém já sabe ou utiliza, falando de segurança todo cuidado é pouco.

Participe

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.