Segurança em WordPress: Dicas de como manter meu site mais seguro

- Carlos da Silva - - 29 de agosto de 2016 | - 10:57 - - Home » » - - Sem Comentários

Dicas de Segurança em WordPress: Meu site mais seguroSegurança em wordpress: Por ser um dos CMS (Content Management System) ou em nossa língua portuguesa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, mais usado no mundo, o WordPress é também um dos sistemas web mais visados por invasores de sites. Criminosos virtuais descobrem diariamente formas de invadir sistemas, por isso nossas preocupações com segurança devem ser constantes.

Utilizamos WordPress como nosso gerenciador de conteúdo em todos os sites que desenvolvemos e uma série de mediadas de segurança em wordpress são tomadas desde sua instalação, até a manutenção e hospedagem do site. Podemos dizer que o WordPress é sim um sistema relativamente seguro, boa parte dos problemas estão em algumas falhas que cometemos ao manter com intensidade normas de segurança em nossos sites. Alguns podem achar que um dos maiores problemas é por WordPress ser código aberto. Sendo que isso possibilitar que uma quantidade maior de contribuintes possam verificar continuamente seu núcleo. Os plug-ins, sim, podem ser um grande problema, já que nem todos são submetidos a testes rigorosos de segurança permitindo a abertura de vulnerabilidades a ataques.

O WordPress disponibiliza um artigo intitulado “Blindando o WordPress”. Vamos postar aqui diversas dicas de como manter seu site blindado. Isso não quer dizer que não haverá mais risco de invasão, o risco sempre estará presente, assim como nossas preocupações com segurança devem ser manter firmes diariamente.

Temas sobre Segurança em WordPress

Tenha em mente algumas diretrizes gerais enquanto pensa sobre cada aspecto de segurança do seu sistema:

Limitar o acesso

Faça escolhas seguras que reduzirão os pontos passíveis de invasão por pessoas mal-intencionadas.

Contenção

Sua instalação deve estar configurada para minimizar o tamanho do estrago que pode ser causado caso o sistema venha a ser comprometido ou invadido.

Preparação e conhecimento

Mantenha backups e confira o estado da sua instalação do WordPress regularmente. Traçar um plano de backup e recuperação da instalação no caso de uma catástrofe pode ajudar a estar novamente online muito mais rápido caso haja um problema.

Vulnerabilidades no seu computador

Tenha certeza que os computadores que você usa para postar no WordPress estão livres de spyware, malware e outros tipos de infecções e vírus. Toda a segurança do mundo no WordPress e no seu servidor web não farão a menor diferença se houver um keylogger instalado no seu computador.

Mantenha sempre atualizados o seu sistema operacional e os softwares instalados, principalmente o seu navegador, para garantir sua proteção contra vulnerabilidades.

Vulnerabilidades no WordPress

Como muitos dos mais modernos pacotes de software, o WordPress é atualizado regularmente para evitar e resolver novas ameaças que possam surgir. Melhorar a segurança do software é uma preocupação constante, e por isso é importante manter a sua instalação sempre atualizada com a versão mais recente do WordPress. As versões antigas do WordPress não recebem atualizações de segurança.

Nos próximos posts, vamos falar mais sobre medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos de um invasão e ações que podem tornar nosso dia-a-dia em manter um site seguro.

Informações: https://codex.wordpress.org/pt-br:Blindando_o_WordPress

Deixe seu comentário!

Para: Segurança em WordPress: Dicas de como manter meu site mais seguro

Participe