Faz de conta que você vai construir uma casa e seu primeiro passo será ir à loja em busca dos materiais de construção, você compra o cimento, os tijolos e as telhas porém, você ainda não tem um terreno. Sua chance de perder dinheiro se torna maior pois você pode comprar materiais a mais e comprar produtos desnecessários.
Com um projeto web não é diferente. É indispensável planejar todas as etapas, desde a elaboração do briefing até a entrega e garantir a satisfação do cliente.
O sucesso de seu projeto web dependerá bastante da participação de todos os que estão envolvidos e é fundamental que o desenvolvedor deixe isso claro ao cliente e que lhe explique todos os passos que serão realizados.
Na correria do dia a dia é comum que aconteça do planejamento ser deixado meio de lado, o que pode comprometer tanto o andamento como a entrega do projeto. Aqui, você verá Algumas dicas simples, mas essenciais, para que você desenvolva seu projeto web e obtenha resultados positivos.
Planejar seu projeto web é preciso
Vamos supor que você recebeu um pedido novo de um cliente. Sem detalhar muito a atividade do projeto você estima que é possível entregar o trabalho em 30 dias. Satisfeito com proposta, o cliente contrata o serviço. Mas, quando o designer entrega o layout do projeto web, você percebe que é algo super complexo e inviável de programar no prazo previsto. Por isso, o planejamento é uma prática que precisa fazer parte de todos os seus projetos.
Para ter êxito em seus projetos web, é indispensável dimensionar corretamente todos os pedidos, o que contribui para aumentar sua credibilidade como profissional e ter a satisfação de seus clientes.
Outra vantagem do planejamento é a facilidade de por preço à seus serviços. Muitos desenvolvedores não sabem como cobrar por um projeto web e na maioria das vezes isso ocorre porque a atividade do trabalho não está clara.
Passo a passo do planejamento
1 – Briefing: A primeira etapa de qualquer projeto web, quando o cliente informa suas necessidades, apresenta suas referencias e informa o bugdet disponível. É fundamental que o briefing seja completo, portanto, pergunte e estimule a participação do cliente.
2 – Cronograma: Com a atividade do projeto já definida, elabore um cronograma de entregas. O desenvolvedor precisa ser realista quanto o tempo necessário de dedicação para entregar o pedido e sua disponibilidade de trabalho para o projeto.
3 – Planejamento: Antes de qualquer código, é importante ter um planejamento que irá nortear seu projeto web. Desde a arquitetura da informação, com foco na experiência do usuário, até um sitemap completo e o wireframe, com a distribuição dos conteúdos. Essa etapa também pode ser apresentada para validação do cliente, esclarecendo dúvidas e já reparando possíveis falhas.
4 – Desenvolvimento: Depois de planejar tudo, o projeto web tem de sair do papel. O design irá encaminhar e orientar toda a programação do site. Quando designe e desenvolvimento andam juntos, fica mais fácil atender aos prazos e cumprir as etapas previstas.
5 – Testes: Com seu projeto web pronto, é hora de começar os testes para correção de scripts de programação e validar o resultado final com o cliente. É importante verificar a performance, segurança e todos os serviços do site. Escolha um serviço de hospedagem e verifique a compatibilidade do protocolo SSL, além de verificar se o painel de controle é intuitivo para que o próprio cliente acesse se necessário.
6 – Publicação e manutenção: Não é necessário que sua atividade termine quando seu projeto web for entregue. Ofereça a seu cliente serviços de suporte técnico, atualização, acompanhamento regular e análises de desempenho de acesso. Essa oferta pode o que era um simples projeto em um trabalho recorrente e aumentar sua renda.
Se você não dá muita atenção ao planejamento web, comece agora mesmo a planejar seus projetos e a facilitar seu trabalho.