Você sabe o que é armazenamento em nuvem? Vantagens e como usar

Vanessa Soares » 12 de julho de 2017 10:00 Sem Comentários

O armazenamento em nuvem é um serviço que permite o armazenamento de dados ao transferi-los pela a Internet ou por outra rede à um sistema de armazenamento externo, que funciona facilitando tanto o seu trabalho como sua vida pessoal.

Um exemplo disso é quando você tem milhões de fotos ou vídeos em seu celular ou em sua câmera, ocupando o espaço do armazenamento interno e até mesmo te impedindo de criar novos arquivos. Nesse momento você tem que movê-los para o computador, ocupando também um grande espaço. Estes arquivos podem ser transferidos para o armazenamento em nuvem, liberando espaço em seu PC, celular ou câmera.

O armazenamento em nuvem também se aplica a seus arquivos de trabalho: planilhas, documentos de texto, arquivos para apresentação de slides etc.

Há centenas de sistemas de armazenamento em nuvem diferentes: aqueles que incluem armazenamento pessoal, armazenando e/ou fazendo backup de emails, fotos, vídeos e outros arquivos pessoais de um usuário, e aqueles que permitem que as empresas usem o armazenamento em nuvem como uma solução de backup remoto, com suporte comercial para o qual a empresa pode transferir e armazenar de forma segura seus arquivos de dados ou compartilhá-los.

Como funciona

Algumas empresas especializadas e com altas tecnologias, como a Google e a Microsoft, mantêm grandes servidores onde seus arquivos são armazenados da mesma forma que você armazena seus arquivos no computador, só que a quilômetros de distancia.

E como você acessa seus arquivos de tão longe? Com o uso da internet, basta criar uma conta, digitar seu login e sua senha de segurança para ter acesso a ela (como você faz com seu email, Facebook, Instagram etc.) para assim, você poder acessar seus arquivos rapidamente.

Para garantir a segurança de seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guardam seus dados duplicadamente: os arquivos são salvos mais de uma vez, quase sempre em servidores diferentes. Dessa maneira, caso um dos servidores não esteja funcionando, automaticamente seu arquivo será encontrado no outro servidor sem que você perceba.

Várias empresas também usam um truquezinho, “quebrando” seus arquivos em pedaços menores, guardando cada parte em um lugar, evitando que alguém não autorizado consiga acesso a esses arquivos indevidamente e, além de tudo isso, os dados podem ser criptografados.

Vantagens

  • Segurança: Quem nunca precisou criar um relatório importante e o perdeu após uma queda de energia? Ao usar um bom sistema de armazenamento de arquivos na nuvem, os dados ficam seguros de falhas e acidentes.
  • Facilidade de envio: Armazenando seus arquivos na nuvem você poderá compartilhá-los muito mais facilmente com seus colegas de trabalho, trazendo mais agilidade e produtividade. No Google Drive, por exemplo, é possível compartilhar arquivos com colegas de forma que tudo seja editado diretamente no documento original, devidamente assinalado e salvo por quem o editou.
  • Libera espaço: Para qualquer pessoa, considerar o quanto de espaço cada um precisa para armazenar arquivos faz parte de um pensamento estratégico. Se forem acumulados vários arquivos, ao longo do tempo o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de novos arquivos. No caso da utilização de um serviço de armazenamento na nuvem, boa parte desse acúmulo é significativamente diminuída.
  • Qualquer dispositivo: Seja em qualquer computador, celular ou tablet, seus arquivos sempre estarão ao seu alcance, basta estar conectado à Internet, independentemente de onde você esteja.

Agora que sabe como funciona e que o armazenamento em  nuvem é capaz de salvar seus arquivos com segurança e facilidade, aproveite para usá-lo em seu dia a dia!

Participe

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.