“Quem não é visto não é lembrado” conhece esse ditado? Na era digital ele tem se tornado cada vez mais verdadeiro. A primeira medida de um empresário para figurar sua empresa na memória dos usuários e não cair no mar de esquecimento, com toda certeza, é estabelecer sua presença digital.
Logo após a criação de um site e estabilizar sua presença nas mídias sociais, a tendência dos empreendedores é partir para os anúncios online. E aí entra a parte dos cuidados com a qualidade do site – fator que pode reduzir os custos com publicidade.
O que é índice de qualidade de um site?
É uma avaliação que influencia diretamente no custo de anúncios online, e para que este indicador seja calculado é necessário avaliar as páginas de destino, as palavras-chave e, claro, os próprios anúncios.
Segundo o Google, quanto mais relevantes forem as páginas de destino e os anúncios, maior será o índice de qualidade. Essa classificação vai de 1 a 10 e, quanto melhor a qualidade, mais baixo tende a ser o custo dos anúncios e sua posição na página de busca será melhor.
O índice de qualidade não deve ser seu principal instrumento de desempenho, mas deve ser utilizado como um alerta para melhorias. Se a experiência dos usuários na página de destino não está boa, use esta informação e aprimore seu site.
Não se apegue exageradamente ao índice de qualidade, foque sempre na experiência dos usuários, pois quanto melhor a experiência de seus clientes, o índice de qualidade e o desempenho de seus anúncios tendem a ser melhor.
Como o índice de qualidade é calculado?
Além de reduzir o custo dos anúncios online, um bom índice de qualidade pode resultar em menores custos por clique, melhores posições do seu anúncio e qualificação para outros formatos de publicidade digital.
A cada pesquisa feita no Google, é realizado um leilão para definir os resultados que serão exibidos, então entra o índice de qualidade: ele é um dos principais fatores de desempenho. Veja abaixo os três itens avaliados para calcular o índice de qualidade:
- Taxa de cliques esperada: a probabilidade de seu anúncio ser clicado pelo usuário é considerada.
- Relevância do anúncio: a relação entre seu anúncio e a intenção subentendida na pesquisa feita pelo usuário é avaliada.
- Experiência na página do destino: a relevância, a transparência e a facilidade de navegação no seu site são consideradas.
3 dicas para criar bons anúncios online
Com a intenção de melhorar o site, muita gente acaba exagerando nas palavras-chave na página de destino. Fique atento para não cometer este erro. A recomendação é criar uma boa experiência para quem acessa o seu site e não entediar o usuário com repetições.
1 – Crie anúncios para celular
Se você não tem um site responsivo, pode estar perdendo dinheiro. Isso porque o seu anúncio terá cliques, mas o site não irá carregar adequadamente e o usuário sairá sem encontrar o que procurava: você irá pagar a publicidade digital e não irá conquistar um novo cliente.
(Leia aqui sobre site responsivo: https://enium.com.br/responsivo-como-funciona-web-que-cabe-no-celular/ )
2 – Escolha bem suas palavras-chave
Seu objetivo deve ser sempre fazer o melhor para seus usuários. Priorize as palavras-chave que realmente têm afinidade com o seu produto ou serviço e crie boas páginas de destino, fornecendo o máximo de informações ao seu consumidor.
3 – Ajude o consumidor a encontrar o que ele procura
Quanto mais relevante os seus anúncios para a pesquisa dos usuários, maior será a qualidade de sua publicidade. Não adianta tentar manobrar sua pontuação, é bem simples: se seu anúncio tem relevância para as intenções do usuário, então ele terá relevância para o Google.
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