Estar presente na internet hoje é fundamental não só para quem deseja impulsionar um negócio, como também para quem pretende oferecer um canal de contato direto com o cliente. Nesse sentido, muitos acreditam que ter um Blog ou um Site é o passo essencial. No entanto, são poucos aqueles que sabem distinguir ambos. Isso ocorre porque as aplicações se assemelham, mas, a verdade é que há distinções que você precisa conhecer, uma vez que o foco de cada um é diferente. Por isso, iremos ajudá-lo. Vamos entender melhor?
O que é um Blog?
O blog surgiu dentro de universidades estadunidenses, na década de 1990, tendo como função inicial compartilhar e documentar impressões pessoais. Durante os anos 2000, a popularidade rompeu fronteiras acadêmicas: muitas pessoas costumavam utilizar blogs para documentar suas histórias. Essa prática, comum principalmente entre jovens, com o tempo assumiu diversas expressões, entre elas o de Marketing de Conteúdo. Atualmente, muitos marqueteiros compreendem os blogs corporativos como um instrumento eficiente quando o assunto é conversão de cliente e decisão de compra. Sobre isso, não se pode negar que um texto bem escrito é capaz tanto de fornecer informações, quanto de persuadir o público.
Em comparação com um site, porém, a estrutura de um blog tem algumas características a serem observadas. Neste, o foco principal são as postagens, e isso significa que novos conteúdos devem ser publicados com certa frequência. Por outro lado, o site também é uma ferramenta de comunicação com o público, embora seja mais estático, isto é, as atualizações (a depender do tipo de site, aqui tratamos do institucional) são mais rígidas, pois este destina-se, habitualmente, a expor conteúdos relacionados à instituição ou aos produtos/serviços. De modo geral, os blogs são ótimas ferramentas para fazer branding, seja com fito de estabelecer referência, seja com fito de disseminar a marca ou produtos provindos dela.
O que é um Site?
O surgimento do site é anterior ao do blog. Criado no início de 1990, o site nasceu com a intenção de compartilhar informações científicas entre pesquisadores. Hoje, essa ainda uma função dos sites, concomitante, notavelmente, a uma forma expandida, que divide-se em diversos ramos, entre eles economia e marketing. O site institucional, a exemplo, tem uma estrutura estática, diferente de outros tipos de sites, como o de noticiários. Isso porque a expectativa é apresentar conteúdos relacionados à instituição ou aos produtos desenvolvidos por ela. Nesses sites, geralmente a estrutura é caracterizada pela estaticidade, sendo desse modo atemporal, ou seja, as atualizações não necessitam ser tão frequentes como ocorre em blogs. Em adição, um outro aspecto considerável é que a página principal é sobreposta de outras páginas, que tratam de assuntos como história da empresa, produtos ou serviços oferecidos, missão, valores, visão, entre outros. Portanto, percebe-se que a estrutura natural do site é mais rígida.
Entre os dois, há um melhor do que o outro?
Essa é uma questão que certamente envolve um olhar sobre a dinamicidade das transformações na world wide web. Em termos conceituais, há uma certa diferença entre Blog e Site, mas isso porque ainda há um apelo às ideias iniciais de cada um. Com o avanço das mudanças na internet, sobretudo no que se refere ao Marketing de Conteúdo, essa uma questão que tende a estreitar relações. Assim, é possível que nos próximos anos observe-se uma ligação entre as funções de blogs e sites, de modo que 1) blogs sejam incorporados a sites com mais frequência; 2) sites passem a ser uma espécie de fusão entre os dois; 3) a nomenclatura, o tempo decidirá. Em todo caso, do ponto de vista do contato com o público, um complementa o outro. Desse modo, o que não se pode ignorar é, atualmente, o uso de ambos.
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