Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

Mateus Barboza » » 8 de maio de 2019 8:02 Sem Comentários

Caso você esteja minimamente familiarizado com o mundo da internet, em algum momento você com certeza já ouviu falar a respeito do WordPress, não é mesmo?

O mesmo tem grande destaque quando falamos sobre sites e blogs, sendo muito útil para os mais diversos tipos de projeto e empreendimentos.

Contudo, pouco gente sabe ou repara, mas existe no mercado dois tipos de WordPress: o WordPress.com e o WordPress.org.

Se você não sabia disso ou sabia, mas nunca entendeu muito bem a diferença, continue lendo esse texto e tire de uma vez por todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é o WordPress?

Conferindo mais autonomia para usuário do que as redes sociais, o WordPress é, entre outras coisas, um espaço excelente para a publicação de todo tipo de conteúdo.

Assim, desde 2003, ele vem se consolidando como um dos maiores sistemas de gerenciamento de dados disponíveis, sendo ideal para a criação de sites e blogs.

Em vista disso, ele acabou atraindo igualmente um público e profissionais das mais diversas áreas, permitindo que os mesmos estabeleçam uma comunicação mais prática e segura.

Nesse sentido, o mesmo chama muito a atenção de quem busca empreender na internet, pois ele pode apresentar m e o WordPress.org, pois os mesmos funcionam de formas distintas.

Que tal conhecermos eles um pouco melhor?

As diferenças básicas entre o WordPress.com e o WordPress.org

De modo geral, o que se precisa ter em mente é que esses dois itens apresentam seus prós e contras e o motivo para a utilização de cada um vai depender especialmente dos seus objetivos.

Dito isso, basicamente, o WordPress.com é um serviço online gratuito cujo o acesso é permitido para qualquer puma série de benefícios nesse sentido.

É, então, a partir desse momento que identificamos a necessidade de entender a diferença entre o WordPress.coessoa que queira utilizá-lo, como mencionado anteriormente, para a criação de um site ou blog.

Usando os próprios serviços da empresa, a grande vantagem é que você não precisa contratar um serviço de hospedagem, de modo que a sua aplicação é mais imediata, mas implica em uma série de restrições.

Por sua vez, o WordPress.org, apesar de ser igualmente gratuito, é muito mais amplo, dando ainda mais liberdade pro usuário.

Entretanto, ele demanda um serviço de hospedagem, sendo possivelmente esse o primeiro ponto de divergência entre os dois.

Nesse sentido, o preço desse tipo de de serviço pode variar de acordo com fatores como o tráfego que você espera receber e se o mesmo será compartilhado com outros usuários ou não, por exemplo, sendo um tipo inicial de investimento.

Mas o que isso significa?

De modo geral, isso implica no fato de que os usuários do WordPress.org tem acesso a um número de ferramentas muito maior em relação aos usuários do WordPress.com. Veja algumas delas:

  • Análises:

Enquanto no WordPress.com você fica preso às análises proporcionadas pela plataforma, no WordPress.org você pode utilzar aquela que julgar mais conveniente, como o Google Analytics, que é uma das maiores referências nesse assunto.

Espera-se com isso poder criar campanhas e estratégias de marketing digital mais consistentes e que gerem melhores resultados.

  • Monetização:

No que diz respeito à monetização, o WordPress.com tem uma série de resrições, entre elas, ter ao menos 25.000 visualizações por mês em sua página, além de dividir os lucros.

Enquanto isso, na outra opção, você tem autonomia para administrar isso da maneira que desejar.

Logo, em relação ao primeiro caso, isso pode ser um impeditivo muito sério se você deseja em criar um site ou blog para vender os seus produtos ou serviços dentro desse espaço.

  • Plugins:

A quantidade de plugins, que são aqueles recursos que visam aumentar a funcionalidade de seu endereço eletrônico, também é diferente em cada um dos dois.

No WordPress.com, assim, não é permitido a utilização dessa ferramenta, enquanto no WordPress.org a instalação dos mesmos é absolutamente livre.

Logo, parece muito mais interessante, caso você deseje de fato empreender através do WordPress, utilizar o WordPress.org devido às vantagens que o mesmo proporciona. Vale a pena conferir!

Se você gostou desse tema e deseja saber mais a respeito, não deixe de conferir também nossas outras publicações!

Participe

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.