Muitas pessoas podem considerar que o e-mail já é uma plataforma ultrapassada que só funciona para processos de comunicação mais formais. Porém, a realidade não é bem essa.
No ano passado, em 2017, o E-mail Marketing se consolidou como o canal de comunicação que mais apresentou índices de Retorno Sobre Investimento (ROI), segundo a Adobe Consumer Email Survey Report.
A tendência é que o E-mail Marketing cresça ainda mais em 2018. Afinal, é cada vez maior o número de empresas que estão apostando nessa importante estratégia de Marketing Digital.
É um contexto onde os e-mails ganham cada vez mais força para divulgar novos negócios e atrair novos clientes. Pensando nisso, listamos algumas tendências de E-mail Marketing que prometem fazer muito sucesso em 2018.
Tendências para o E-mail Marketing em 2018
-
E-mail de Interatividade
E-mails que permitem interatividade para o usuário são uma das maiores apostas para 2018. Esses e-mails permitem que o usuário realize ações dentro do próprio e-mail, interagindo com as mensagens.
Para criar um e-mail interativo, é preciso criar uma interface organizada que não gere erros durante a interação do usuário.
É um processo mais complicado de elaboração do e-mail, mas que muito aumenta o envolvimento dos clientes. Isso acontece por que os clientes se sentem estimulados a conhecer determinado produto ou serviço quando ele é incentivado a interagir com a marca.
Uma abordagem interativa, então, pode ser a aposta dos e-mails marketing da sua empresa. Para fazer isso, existem algumas alternativas que estão listadas a seguir.
1) Compartilhar nas redes sociais
Essa opção de interatividade sugere que o usuário compartilhe o conteúdo que ele mais gostou no e-mail marketing em suas redes sociais.
Essa é uma estratégia de divulgação que incentiva o usuário a promover a marca da sua empresa de forma espontânea no seu perfil da rede social.
b) Gifs, vídeos e animações
Essa opção de interatividade pode ser considerada pela sua empresa, desde que seja em pouca quantidade e de qualidade acessível.
Afinal, a inclusão desses plugins visuais em e-mails marketing pode fazer com que eles fiquem lentos e demorem a carregar o seu conteúdo na caixa de entrada do usuário. Nesse caso, a experiência do cliente fica então prejudicada.
c) Cronômetro que marca o tempo da oferta
Quando o e-mail marketing é utilizado para divulgar uma oferta relâmpago, um cronômetro que avisa o cliente do fim próximo de uma oferta pode estimulá-lo a fazer a compra desejada o quanto antes.
2. E-mail com linguagem mais personalizada
Foi-se o tempo em que o e-mail marketing exigia uma linguagem mais formal. Hoje em dia, não é necessário ter uma relação tão formal com o seu cliente. Especialmente, se ele for um cliente já fidelizado.
A informalidade costuma aproximar um cliente do seu negócio, e faz com que ele se sinta especial ao receber um tratamento mais personalizado para a sua faixa etária ou condições de consumo.
É claro que um e-mail marketing em tom de conversa não será a melhor opção para todos os momentos, mas haverá ocasiões em que uma comunicação mais íntima da empresa para com o seu cliente o estimulará para o consumo.
3.Fazer perguntas certas para receber respostas certas
Fazer perguntas que estimulem o seu cliente a refletir é outra tendência para o E-mail Marketing em 2018. É preciso saber fazer perguntas que levem o cliente a pensar, sendo que este pensamento deve estar relacionado ao produto ou serviço que a sua empresa oferece no mercado.
Ao fazer o seu cliente refletir, também é preciso dar as respostas que ele precisa no momento. Fazendo as perguntas certas e levando o seu cliente para as respostas certas, as chances de que esse cliente consuma o seu produto ou serviço aumentam muito.
Ou seja, fazer perguntas para o seu público é outra ótima alternativa de engajamento que tende a crescer em 2018.