WooCommerce status do pedido e notificações de e-mail

WooCommerce status do pedido e notificações de e-mail

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Ter uma loja virtual nos dias de hoje é um ponto muito importante para comércio atual. Cada vez mais lojas tem integrado o serviço online a suas estratégias de venda e, muitas empresas tem optado somente pelo espaço virtual. O Woocommerce é um plugin desenvolvido pelo WordPress especificamente para ecommerce, com vários recursos para facilitar o gerenciamento da loja virtual e suas funcionalidades em relação a compra online.

Seja no virtual ou na loja física, toda compra tem um processo de pagamento. No comércio virtual, o pedido passa por alguns níveis até que o produto chegue a mão do comprador. De uma forma geral e simplificada, o percurso de uma compra eletrônica se dá assim:

  • Você faz seu pedido (escolhendo o produto e a forma de pagamento);
  • Seu pedido é recebido;
  • Pagamento é aprovado;
  • O produto é faturado e processado (ou seja: retirado do estoque e embalado e enviado);
  • Pedido é concluído.

Vamos conhecer cada status do pedido do Woocommerce da sua loja virtual.

nomenclatura dos status podem gerar algumas confusões. Por isso, é necessário a total atenção a cada um deles. Por mais que possam ser similares, cada status se enquadra em situações específicas e distinguir entre um e outro é fundamental.

Abaixo segue o status do pedido do WooCommerce e ao que se referem cada um:

Pagamento Pendente:

O pagamento não foi iniciado, porém o pedido foi recebido com sucesso. Ou seja: a loja está ciente da sua encomenda, mas o pagamento ainda não foi efetuado.

Aguardando:

Quando este status aparece quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. O produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento, esse processo passar rápido na transação do cartão e pode demorar no boleto e deposito bancário

Processando:

Nesta etapa a parte do cliente já está feita e agora é com a loja. Isto quer dizer que o pagamento foi aprovado e o pedido está sendo finalizado. É neste momento que o produto é processado, faturado e encaminhado para expedição ou seja, correios, transportadora, táxi ou motoboy.

Concluído:

Pedido finalizado e concluído.

Mal Sucedido:

Neste caso, o pagamento não foi efetuado ou foi recusado. Vale ressaltar que muitas vezes este status pode não aparecer de imediato e sim, como pendente esperando ser verificado.

Cancelado:

O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja.

Reembolsado:

Significa que o reembolso foi feito pelo administrador da loja.

Notificações do e-mail

Agora que cada status do pedido está claro, será mais fácil entender as notificações do e-mail que o sistema envia para cada ação efetuada pelo cliente e este é um recurso do WooCommerce para deixar o cliente ciente de todas as etapas que seu pedido.

  • Novo pedido: quando o pedido é gerado na loja virtual;
  • Pedido cancelado: quando o status do pedido é alterado para cancelado;
  • Processando pedido: assim que o pedido teve o pagamento aprovado, o status é alterado para processando e o cliente é informado;
  • Pedido concluído: o pedido completo é enviado para o cliente. Neste caso, o pedido já é marcado pela loja como concluído, e geralmente indica que o pedido foi enviado;
  • Pedido reembolso: quando existe alguma situação de reembolso, o alerta por e-mail informa quando a loja fez o depósito;
  • Fatura do cliente: é enviado para o cliente contendo as informações do pedido e links para pagamento;
  • Nota do Cliente: assim que o administrador da loja adicionar uma nota ao pedido, o e-mail é emitido alertando o cliente;
  • Redefinir senha: enviado ao cliente para redefinir sua senha de uso;
  • Nova conta: é enviado para o cliente quando ele se cadastra na finalização do pedido ou na página da conta;
  • Código de Rastreamento: quando configurado um código de rastreamento dentro de um pedido.

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