Como identificar se seu site precisa de um redesign?

Mateus Barboza » 17 de abril de 2019 8:05 Sem Comentários

Para quem trabalha na web, um ponto que merece destaque sempre é a aparência de seu site e se o mesmo precisa ou não de um redesign.

Contudo, identificar os fatores que podem levar a isso talvez seja uma tarefa complicada, tendo que levar em consideração múltiplos fatores.

Pensando nisso, no texto a seguir, listamos os 4 principais motivos para você investir nessa estratégia, de modo que através deles você possa compreender se chegou a hora de remodelar a sua página online. Confira:

Redesign de sites: quando é necessário?

Redesign, como o nome indica, é a reformulação de um certo design, de modo que o mesmo pode ocorrer devido a uma série de fatores.

Quando tratamos de sites e empreendimentos online o mesmo se torna fundamental, pois é uma forma de manter uma comunicação com o público mais assertiva e, com isso, manter-se bem colocado nos motores de busca.

Dito isso, além de ferramentas SEO, que são importantes para qualquer estratégia de marketing digital, existem outros itens para serem ponderados quando tratamos desse tema.

Vamos conhecê-los?

  1. Quando o seu site não é responsivo

O primeiro item dessa lista tem a ver, portanto, com as mídias utilizadas para acessar o seu site, que podem, de fato, colaborar para o sucesso dele ou não.

É preciso ter muito bem definido que o seu público irá utilizar ferramentas diversas para acessar os seus conteúdos e que a sua página online precisa se adequar a elas.

A ideia de site responsivo é essa: um endereço que funcione bem tanto em computadores quanto em celulares, tablets, entre outros dispositivos.

Afinal, essa é a realidade dos tempos de hoje e, definitivamente, caso o seu público não tenha uma boa interação através de alguma delas, ele com certeza procurará informação em outro lugar.

  1. Quando o carregamento das páginas é lento

Outro fato que faz as pessoas, com frequência, desistirem de permanecer em determinados sites é quando o carregamento de páginas do mesmo é lento.

Esse fato se relaciona, justamente, com a demanda contemporânea pela informação, em que os dados circulam em um ritmo muito acelerado e se espera, de antemão, que seja assim para qualquer endereço na web.

Logo, para definir se está na hora de fazer um redesign é importante estar atento a velocidade em que esses itens são abertos.

Alertamos ainda que o próprio Google se utiliza desse fator para rankear sites e blogs nos primeiros lugares da plataforma.

  1. Quando a experiência não é agradável para o seu público

Além do fato do site ser responsivo e ter um carregamento lento ou não, outro ponto fundamental, que é um complemento disso tudo, é a experiência do usuário.

Nesse sentido, você tem que ter a confiança de que a plataforma que você oferece para o seu público é realmente agradável.

As pop-ups são um dos maiores problemas nesse aspecto, pois apesar de serem, eventualmente, úteis, elas podem também ser incômodas se não forem utilizadas com sabedoria.

Em outros termos, isso afasta as pessoas do seu site, fazendo com que o mesmo perca espaço nos motores de busca.

  1. Quando o design está desatualizado

Por fim, um motivo bastante evidente para investir no redesign do seu site é quando o design utilizado no mesmo está desatualizado.

Pense bem: a internet muda com frequência, as demandas e os gostos do público se transformam e a sua própria identidade frente ao mercado tende a ser reformulada. Logo, o seu site deve ser capaz de traduzir isso.

Não adianta, se você empreende no mundo digital há mais tempo, por exemplo, ter uma página cujo o formato ainda remete ao começo dos anos 2000.

É necessário que o mesmo consiga comunicar de forma eficaz como a marca se posiciona nos dias de hoje para continuar atraindo o público.

Assim, esperamos ter mostrado que investir num redesign para o seu site às vezes é preciso e que os fatores que determinam isso são, de certo modo, múltiplos, demandando uma atenção continuada.

Se você gostou desse tema e deseja saber mais a respeito, não deixe de conferir também nossas outras publicações!

Participe

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.