Guia rápido do Google Drive

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Armazenamento em nuvem é, sem dúvidas, um invento que sacudiu o universo da internet nos últimos anos. As gigantes do mercado, conhecidas também como bigtechs, perceberam a tendência que tinham à disposição e, nos últimos anos, o que vimos foi uma migração vertiginosa de desktop para nuvem. Dizem, alguns, especialmente entre corredores, que desktop é coisa do passado. Isso ainda não podemos assegurar, mas, o fato é que quando se trata de Google Drive, bem, é inegável que a plataforma do Google é eficiente e ganhou o hábito dos usuários. Quer entender melhor? Então continua deslizando!

O que é o Google Drive?

Fácil, prático e confiável. Essas são algumas das características notáveis de um dos serviços do Google que, a cada dia, ganha mais espaço entre os internautas: o Google Drive. Parte do pacote oferecido pelo G Suite, essa ferramenta é um amplo espaço para armazenamento de arquivos em cloud computing, embora não tenha apenas essa funcionalidade. Além de armazenar documentos em diversos formatos, como veremos mais adiante, é possível também mantê-los sincronizados entre diferentes devices (computadores, smartphones ou tablets), desde que estejam interligados à World Wide Web. Desse modo, seja para o empreender, seja para o usuário, o Google Drive tornou-se indispensável.

Armazenamento e sincronização

Com 15 GB de armazenamento inteiramente gratuito, você pode compartilhar documentos com outras pessoas, de modo que tanto você, quantos elas possam colaborar na produção desse arquivo. Do audiovisual ao texto, vários formatos estão disponíveis nesse serviço do Google, dentre os que mais se destacam:

  • Arquivos de imagem (.GIF, .JPEG, PNG);
  • Arquivos compactados (.RAR, .ZIP);
  • Arquivos de vídeo (.3GPP, .AVI, .MOV, .MPEG4, WebM);
  • Arquivos Adobe;
  • Excel (.XLS, .XLSX);
  • Formatos de áudio (MP3, MPEG, WAV);
  • Formato de documento portátil (.PDF);
  • lllustrator (.AI) / Photoshop (.PSD);
  • Marcação/código (.CSS, .HTML, .PHP);
  • PowerPoint (.PPT, .PPTX);
  • XML Paper Specification (.XPS);
  • Word (.DOC, .DOCX).

Este último, inclusive, merece uma atenção particular, especialmente porque o Google Docs é, como muitos comentam, a ferramenta mais explorada dentro dos serviços do Google Drive.

Google Docs

Foi-se a época em que mandava-se o arquivo via e-mail ou compartilhava-se por meio de pendrive. Nesse tempo, o risco de ter um arquivo corrompido ou perdido era quase inegável. Quem nunca passou por uma situação constrangedora utilizando os programas de texto de desktop? Com o Google Docs, hoje, é possível editar documentos em tempo real, de modo que além de uma escrita colaborativa, seja de apresentações de slides, arquivos de desenhos, formulários, planilhas ou (o principal) textos, o usuário também pode discutir a produção por meio de um chat disponível dentro da ferramenta. Só para ter uma ideia de como o Docs tem mudado o hábito de muita gente, todo este artigo (e o pacote do qual ele faz parte) foi escrito na plataforma.

Além disso, como complemento, ainda há algumas possibilidades muito interessantes, que mostram a flexibilidade como marca dos serviços do Google, dentre as quais estão:  

  1. Conversão de documentos em diversos formatos (.DOC, .ODT, .RTF, .PDF, .TXT, .HTML, .EPUB);
  2. Visualizar histórico de revisões, sendo possível acessar as versões anteriores do documento;
  3. Criação e coedição de planilhas, além da disponibilidade de inseri-las completas ou parte delas em blogs ou sites;
  4. Apresentação e criação de slides; e
  5. Tradução de documentos para diversos idiomas.

Considerações finais

Ao longo desse mês, discutimos algumas ferramentas do Google que podem impulsionar o seu negócio. A nossa intenção, desde o início, foi possibilitar o acesso claro, objetivo e preciso de informações que certamente podem ajudar no seu crescimento e no crescimento da sua empresa. Esperamos, com isso, contribuir para o seu sucesso.

Gostou? Então continue a acompanhar nosso blog. Todas as semanas trazemos novas informações desse universo dinâmico e extraordinário que é a internet.

Enium, solução digital é informação!

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!