Mitos e Verdades sobre a Hospedagem de Sites

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O número de sites na internet não para de crescer e, com eles, temos muitas opções de hospedagem hoje no mercado.

Diante dessa enorme variedade, ter um bom conhecimento acerca desse tipo de serviço é uma prerrogativa básica para que se possa fazer uma boa escolha.

Pensando nisso, apresentamos agora um conteúdo especial sobre o assunto, a fim de sanar algumas das principais dúvidas.

Mitos e verdades sobre hospedagem de Sites: Os Mitos

O primeiro é referente ao uptime, ou seja, à disponibilidade de um servidor para seus usuários ou administradores. Se um serviço garante 100% de uptime, devemos desconfiar.

Isso porque é quase impossível que um servidor possa ficar todo o tempo disponível, ininterruptamente. Falhas ou reinicializações devem ocorrer.

No entanto, pode-se garantir, a depender da qualidade do serviço, garantia de disponibilidade de quase 100%.

O segundo diz respeito à qualidade e capacidade dos serviços gratuitos disponíveis na internet.

Essa opção é a preferida entre iniciantes de pessoas que mantém websites de uso pessoal.

No entanto, não é uma boa escolha para negócios ou para pessoas que utilizam de suas páginas como ferramentas de crescimento profissional.

Isso por que os planos gratuitos têm funcionalidades muito restritas. Assim, podem impedir o atendimento das necessidades do administrador na medida em que elas crescem.

Além das limitações, uma hospedagem gratuita pode impossibilitar a migração do website de um servidor para outro.

Em terceiro lugar, temos o que se diz sobre o espaço em disco. Muitas empresas, com o intuito de chamar a atenção para seus serviços, oferecem espaço ilimitado. No entanto, esse espaço não é infinito.

É possível sim, todavia, conseguir bons serviços com espaço em disco bastante generosos.

Em quarto lugar, devemos falar sobre as expectativas em relação ao suporte técnico. É importante se ter em vista que esse serviço não cobre problemas relacionados ao desenvolvimento do website.

Algumas verdades sobre esses serviços 

Em primeiro lugar, devemos salientar um ponto muito importante: é possível, sim, a qualquer um a criação de páginas.

Não se trata mais de uma capacidade exclusiva de programadores. Atualmente, pode-se escolher entre programas como o WordPress ou sites inteiramente dedicados à criação de páginas online, como a Wix.

Por meio desses recursos extremamente intuitivos, o usuário pode criar seu próprio website sem maiores complicações.

Em alguns casos, o serviço de hospedagem dos arquivos da página está inclusa no plano do serviço de criação.

Um segundo ponto a ser confirmado é a existência de migração gratuita para servidores. Alguns planos disponíveis oferecem a realização do processo gratuitamente.

Uma terceira variável deve ser observada: a segurança. De fato, um website seguro é de fundamental importância para inspirar confiança no visitante.

Para isso, a instalação de uma certificação SSL é fundamental, na medida em que esta se utiliza de criptografia para disfarçar as informações do visitante.

Com isso, torna-se mais difícil o acesso de terceiros mal intencionados a esses mesmos dados.

É importante salientar que a Certificação SSL é utilizada juntamente com o protocolo HTTPS, o qual acrescenta um nível de proteção de informações entre usuário e servidor.

Por fim, devemos atestar que a hospedagem SSD, de fato, torna um site mais veloz. Isso ocorre por que esse tipo de serviço não se utiliza de mídias físicas.

Atenção às suas necessidades 

Para concluir, é importante levar todos os pontos levantados acima considerando suas expectativas em relação a seu website.

Se você é um profissional liberal ou um empreendedor, procure por serviços de hospedagem com planos mais flexíveis, que permitam que sua página cresça com sua atividade. Atente para os mitos e verdades que indicamos!

Gostou do conteúdo ou tem alguma contribuição a oferecer? Tem alguma experiência com esses serviços? Conte-nos!

Deixe sua opinião, nos ajude a melhorar!