O​ ​que​ ​é​ ​um​ ​domínio​ ​e​ ​hospedagem?

Índice

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conhecer as diversas áreas que envolvem o seu negócio é essencial para manter tudo em perfeito funcionamento e alguns assuntos técnicos, como os relacionados ao desenvolvimento do site de sua empresa e ao domínio e hospedagem, não podem ficar de fora. Neste artigo iremos apresentar a você a diferença entre domínio e hospedagem para te ajudar a ficar mais bem informado.

1​ ​-​ ​O​ ​que​ ​é​ ​um​ ​domínio?

Domínio é um termo técnico para descrever o endereço de sua empresa na Internet: suaempresa.com.br. Esse endereço é o nome de sua empresa usado para que as pessoas possam encontrar o seu site através de um navegador web.

1.1​ ​-​ ​A​ ​escolha​ ​de​ ​um​ ​bom​ ​domínio

Essa é uma das tarefas mais importantes quando se está iniciando um negócio ou até mesmo quando se opta por construir um novo site para a sua empresa ou para um determinado produto.

A boa escolha de domínios afeta positiva e diretamente no ranqueamento de seu site em buscas do Google e também na facilidade dos usuários para encontrar sua empresa na Internet. Usar nomes curtos e que se dirija ao negócio de sua empresa é uma dica e tanto.

1.2​ ​-​ ​Como​ ​registrar​ ​um​ ​domínio?

A compra ou a contratação de um domínio começa com uma busca de disponibilidade do nome desejado. Depois de pensar bem e escolher o endereço, você precisa acessar o site de uma empresa ou órgão autorizado para que verifique a disponibilidade e para que realize o registro.

O registro de domínios é anual e você pode realizar o pagamento por 1 ano ou mais, garantindo a propriedade e a presença de sua empresa na Internet por mais tempo.

Os domínios possuem diversas extensões: os nacionais terminados em .br e suas variações e também os internacionais terminados em .com. As opções são diversas e atualmente existem domínios para segmentos específicos de negócio e profissionais liberais, como os das extensões .adv.br e .med.br.

Agora, com o domínio registrado e estabelecido, chega a hora de hospedar o seu site. Mas antes, precisamos entender o que é hospedagem.

2​ ​-​ ​O​ ​que​ ​é​ ​uma​ ​hospedagem?

Você já se perguntou o que faz um site ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana a qualquer hora do dia? Se sim se foi não, com certeza você gostará de saber que essa função é executada pelo serviço de hospedagem.

Todo site precisa ser hospedado – todo site precisa ficar disponível na Internet. O serviço de hospedagem consiste, basicamente, da disponibilização de um espaço em um servidor na Internet para que os arquivos de seu site sejam armazenados e apresentados aos usuários assim que forem solicitados.

Quando um usuário digita o endereço de sua empresa no navegador, é feita uma identificação do domínio (endereço) ao servidor onde o site está hospedado. O domínio é um nome prático e fácil para o endereço de um computador na Internet. Assim, servidor de hospedagem é localizado, entende que o usuário está solicitando um determinado site e o site hospedado é então corretamente apresentado ao usuário.

Domínio e hospedagem estão diretamente ligados, mas não são a mesma coisa e possuem conceitos distintos. Busque agora mesmo um domínio e hospedagem para o site da sua empresa

Outros Posts

Como criar cupom de desconto no Woocommerce
Blog

Como criar cupom de desconto no Woocommerce

Uma estratégia muito boa para “fisgar” seu usuário na etapa de decisão da compra em sua loja virtual é utilizando cupons de desconto oferecendo vantagens