WooCommerce: Como funciona o plugin para criar sua loja virtual

Índice

Como funciona o plugin para criar sua loja virtual? WooCommerce é o sistema de loja de comércio eletrônico líder e gratuito no universo WordPress. O plugin transforma seu blog WordPress em uma loja online totalmente equipada – tudo com um clique. O WooCommerce se caracteriza acima de tudo por sua simplicidade e versatilidade.

A história do popular plugin de comércio eletrônico

Como o próprio WordPress, WooCommerce oferece seu próprio plugin completo, que convence pela sua estrutura modular simples. A rápida história do WooCommerce começou em 2011 quando WooThemes, além de seus temas e plugins bem conhecidos, desenvolveu WooCommerce como um plug-in de sistema de loja. O WooCommerce surgiu do então muito conhecido plugin Jigoshop e se tornou o sistema de loja de maior sucesso em WordPress no mesmo ano.

Em 2015, o WooCommerce foi então adquirido como uma consequência lógica da Automattic , a empresa por trás do WordPress.com, e gradualmente integrado ao WordPress. Hoje, de acordo com a BuiltWith, mais de 3,3 milhões de sites usam o popular plugin WordPress.

WooCommerce – A base para sua loja online

Tecnicamente, o WooCommerce fornece apenas a base para uma loja de sucesso. Em WooCommerce.com você encontrará uma variedade de plug-ins premium e gratuitos, como os plug-ins para os provedores de serviços de pagamento Paypal e Amazon Pay, com os quais você pode expandir sua loja de acordo com suas necessidades.

Além do tema padrão do WordPress, existe até o tema padrão “Storefront” , que foi desenvolvido explicitamente para o uso do WooCommerce. O tema básico impressiona pela sua simplicidade absoluta e oferece uma excelente base para a abertura de uma loja. Os recursos da vitrine são todos voltados para o e-commerce.

Os recursos do Storefront são:

  •   Otimizado especialmente para WooCommerce
  •   Design responsivo  
  •   Opções básicas de configuração através do Theme Customizer
  •   Muitos temas filhos e plug-ins para expandir o tema

O WooCommerce é adequado para sua loja?

WooCommerce é ideal para pequenas e médias empresas que gerenciam sua loja e site de forma independente e têm um orçamento limitado.

Um grande número de lojas podem ser desenvolvidas no WooCommerce, como:

  •   Produtos físicos (por exemplo, geleia ou cachecóis tricotados)
  •   Produtos digitais (por exemplo, próprios livros ou layouts)
  •   Ingressos (por exemplo, para shows, seminários ou congressos)
  •   Áreas protegidas de membros (por exemplo, para treinamento online)
  •   Produtos externos (por exemplo, uma afiliada da Amazon).

 

Vantagens do WooCommerce

Em comparação com outros sistemas de loja no mercado, WooCommerce tem as seguintes vantagens:

  •   Um alto nível de escalabilidade e baixo custo em comparação com outros sistemas de comércio
  •   Configuração rápida usando o assistente WooCommerce. O conhecimento em HTML e CSS geralmente não é necessário
  •   Tem como base um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) completo com WordPress
  •   Uma variedade aparentemente infinita de plug-ins e temas gratuitos e pagos

Além disso, existe uma enorme comunidade WooCommerce internacional com a qual você pode trocar ideias:

  •   no fórum de suporte  do WordPress
  •   no grupo do Facebook “WooCommerce Help & Share”
  •   no grupo do Facebook “Advanced WooCommerce”

WordPress com WooCommerce: essas são as desvantagens

Infelizmente, também existem algumas desvantagens das quais você deve estar ciente ao usar o WooCommerce. Vamos ver algumas:

  1. Não voltado ao mercado brasileiro

O WooCommerce foi desenvolvido nos EUA e, portanto, não é otimizado para o mercado brasileiro, onde existem regras bem confusas. Mas existem uma série de plugins que tornam sua loja legal em nosso país. Eles complementam sua loja WooCommerce com uma variedade de funções adicionais, como nota fiscal em PDF, cálculo do ICMS e do IPI correto, além da integração com o sistema do Correios.

  1. Textos jurídicos não incluídos

O WooCommerce não inclui nenhum texto legal, como termos e condições, declaração de proteção de dados, regulamentos de revogação, regulamentos de envio, diretório de procedimentos, etc. Essas informações devem ser disponibilizadas pelo departamento jurídico das empresas.

  1. Foco no mercado dos EUA

O foco do desenvolvimento do WooCommerce está no mercado norte-americano, o que infelizmente gera problemas com solicitações de recursos ou ajustes à situação jurídica atual brasileira. Mas mesmo no caso de problemas sérios, as solicitações de ajuda não costumam demorar mais de dois dias.

  1. Teste primeiro e depois atualize!

A maior desvantagem, entretanto, é a política de atualização e sua dependência de outros plug-ins e do tema da loja usado. Isso significa: Se WooCommerce fizer uma atualização, você não deve clicar em Atualizar imediatamente, mas testar completamente sua loja em um ambiente de teste fechado. Porque a infinidade de outros plug-ins pode levar a enormes problemas com a loja. A razão é que a maioria dos desenvolvedores de plugins e temas não são tão rápidos com suas atualizações.

Requerimentos técnicos

Depois de considerar os prós e os contras do WooCommerce, também é importante encontrar a hospedagem na web ideal para sua loja. Porque o WooCommerce geralmente requer muitos recursos, como o limite de memória do WordPress de 128 MB. Se você também usar um plugin como WooCommerce Subscriptions , você alcançará rapidamente o limite com um servidor padrão.

Os requisitos de sistema atuais do WooCommerce:

  •   PHP versão 7 ou superior
  •   MySQL versão 5.6 ou superior ou MariaDB versão 10.0 ou superior
  •   Limite de memória do WordPress de pelo menos 128 MB ou mais
  •   Certificado SSL

Conclusão: o WooCommerce é a escolha certa para sua loja?

Claro, como todos os outros sistemas de loja, WooCommerce também tem certas desvantagens. Ainda assim, acreditamos que os benefícios – como o fator de custo ou o crescente ecossistema e comunidade WooCommerce – superam os benefícios no final do dia.

Por este motivo, o WooCommerce é a melhor escolha, especialmente para lojas de pequeno e médio porte. Com apenas alguns cliques, você pode transformar seu site WordPress em uma loja online profissional e econômica.

O que você acha do WooCommerce? Você já tem experiência com o plugin WooCommerce ou outros sistemas de loja? Aguardo seus comentários, dicas e feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros Posts

Criação de Sites Profissionais

Site Legal Fibra – Provedor de Internet

O sonho de qualquer empresa é ter sua presença reconhecida na Internet, mas… Algumas ainda não a têm, pois não possuem um site. Se esse

o-que-sao-cookies-na-internet
Sem categoria

O que são Cookies na internet?

O que são Cookies na internet? Cookies são arquivos de texto muito pequenos, colocados no seu computador por um servidor da Web, quando você visualiza