Conteúdo web: passo a passo para começar a produzir

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A produção e oferta de conteúdo útil e valioso é um dos pilares do Marketing Digital e pode alavancar o patamar de um negócio! Quer saber como criá-lo e quais são suas vantagens? Descubra agora.

A definição para Marketing de Conteúdo é bastante específica: uma estratégia focada na disseminação de informações (conteúdos) relevantes a determinado público por meio de e-books, infográficos, vídeos, redes sociais, blog e demais formatos.

Conceitualmente a produção de conteúdo surge com o princípio de resolver problemas de clientes e potenciais ao mesmo tempo em que gera leads para a empresa, fortalecer a identidade da marca, gera autoridade e visibilidade a um negócio.

Tendo em vista o mercado atual, a presença digital é praticamente uma obrigação das empresas que querem estar próximas de seu público e conquistar notoriedade em um cenário tão disputado.

A produção de conteúdos serve para mostrar para o seu público que você tem autoridade naquela área e que pode solucionar o problema dele.

Por essa razão o Marketing de Conteúdo vem sendo cada vez mais usado nos mais variados segmentos.

E sem mais delongas, confira agora o passo para começar a produzir conteúdo na web:

 

1 – Desenvolva uma persona

 

Para quem você está entregando informações valiosas? Essa é uma das perguntas a serem respondidas antes de qualquer coisa.

Persona é o fictício perfil de cliente ideal de uma empresa baseado em dados demográficos, comportamento, hábitos, hobbies, lifestyle, poder aquisitivo, formação acadêmica e demais referências importantes para seu desenvolvimento.

Uma das formas de criar uma persona detalhada é entrevistar pessoas que já compram com você ou do concorrente direto. O que elas têm em comum serve com base.

Sendo assim, com dados, você pode gerar conteúdo focado em resolver seus problemas, dores e desejos.

Uma pessoa preocupada com estética pode estar procurando por dicas de como ficar mais bonita, por exemplo, e acabar se deparando com um conteúdo sobre clareamento dental, lente de contato ou qualquer outro procedimento que te dê respostas.

Os benefícios da produção de conteúdo relevante são:

  • Autoridade;
  • Visibilidade;
  • Consolidação da marca;
  • Redução do CAC (custo de aquisição de cliente).

 

2 –  Use palavras-chave nos conteúdos

 

As palavras-chave são aquelas que possuem ligação com o seu segmento – produto – serviço e possivelmente seus leads procuram por elas a fim de resolver problemas.

Basicamente, após reconhecer que tem um problema o cliente passa a considerar soluções e recorre à busca de informações em lugares como o Google.

Sendo assim, os termos que dão início à pesquisa são chamados de palavras-chave e quando inseridas no conteúdo acabam aparecendo durante os resultados.

Essa é uma dica básica de SEO e as palavras-chave fazem com que seus conteúdos apareçam entre os primeiros resultados do Google.

Por exemplo, depois que você já definiu a persona, você sabe alguns assuntos que ela está pesquisando, se um desses assuntos for implante dentário, você pode colocar como palavra-chave quanto custa um implante dentario.

Assim, sua página tem mais acessos e sua empresa tem os benefícios mencionados na lista acima.

 

3 – Crie um cronograma de postagem

 

Com acessos ou não manter um calendário com postagens regulares é muito importante, e os motivos são vários.

Primeiro, postar todo dia no mesmo horário ajuda para o posicionamento e leitura de algoritmo.

Segundo, blogs e redes sociais que são atualizados com frequência tendem a ter mais visitas, já que passam mais credibilidade aos seguidores.

Terceiro, um cronograma ajuda você a se organizar e ter mais tempo para outras atividades ou mesmo produzir conteúdo em diferentes formatos.

Por último, assuntos quentes aparecem a todo momento e quanto mais você publicar, maiores são as chances de você acertar em cheio.

 

4 – Use imagens ilustrativas

 

Uma imagem vale muito para o seu texto de blog!

Primeiro, as imagens são responsáveis por “quebrar” blocos e manter a página clean e dinâmica.

Segundo, em critérios de SEO, o Google entende que conteúdos com imagens são mais agregadores à experiência do usuário, o que é ótimo para alcançar o topo.

Dica: use imagens que correspondam à pauta do conteúdo, de nada adianta um artigo sobre aparelho ortodôntico utilizar imagens de um profissional em um escritório ou qualquer outra fora de contexto.

Além disso, sempre compacte as imagens para que a página carregue com mais rapidez e as publique em um tamanho padronizado.

Para finalizar, a produção de conteúdo está crescendo a cada dia que passa e as pessoas pedem por isso.

Afinal, na internet todos estão buscando e consumindo conteúdo, às vezes sem que percebam.

Uma foto, um vídeo, um texto… tudo isso é conteúdo e já é uma realidade dentro do Marketing Digital.

Através da produção de conteúdos você consegue se aproximar do cliente, pois você está mostrando que os problemas dele são importantes para você e você tem a solução.

A produção de conteúdo está fazendo mais muitas marcas crescerem entre os seus consumidores, às é apenas isso que falta na sua estratégia!

 

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal.

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