Somos regularmente questionados sobre qual é o melhor CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) para lojas virtuais. Esta pergunta não pode ser respondida facilmente, pois agora existem muitos CMS muito interessantes no mercado mundial. No entanto, existem dois sistemas que preferimos e que queremos comparar no artigo seguinte.
Estes são Magento e WooCommerce. Como você verá, há uma série de vantagens em ambos os sistemas de loja, que juntos somados possuem cerca de 35% dos sites de lojas existentes em todo o mundo em novembro de 2019.
Magento
Magento é uma das soluções de loja online mais famosas e foi lançado pela primeira vez no mercado em 2008. Em 2019, o Magento era usado em 1,3% de todos os sites em todo o mundo, tornando-o o software de loja online puro mais usado junto com o Shopify.
O CMS impressiona pela grande escalabilidade e, graças à arquitetura flexível do sistema, é ideal para lojas multilíngues com milhares de produtos para uma ampla variedade de regiões e comprimentos.
PayPal e outros provedores de pagamento podem ser facilmente conectados ao sistema de pagamento, sem precisar instalar extensões ou plug-ins. Desde a versão 2 do Magento (que, em comparação com a versão 1 do Magento, é mais ou menos como um CMS de comércio eletrônico completamente redesenhado), existem datas fixas de atualização trimestral que os desenvolvedores e agências podem interromper antecipadamente.
Magento 2 também possui compatibilidade de backend para dispositivos móveis (smartphones, tablets). Isso significa que você pode fazer login no CMS da sua loja em qualquer outro dispositivo e ajustar e alterar configurações e produtos. O back-end é geralmente estruturado de maneira clara e amigável de acordo com vários módulos de tópicos específicos.
As atualizações podem ser instaladas com pouco esforço, o que também se aplica a correções de bugs e patches de segurança. Em geral, há grande flexibilidade de implantação e a arquitetura modular do software permite ajustes extensivos ao sistema da loja sem alterar o núcleo do software. Extensões foram terceirizadas para módulos desde Magento 2. Portanto, é possível instalar atualizações do Magento sem sobrescrever alterações e extensões individuais.
Magento em relação a SEO
Magento também possui uma estrutura de programa amigável para fins de otimização de mecanismo de busca (SEO). Todos os recursos necessários para a otimização OnPage, como URLs falados, meta títulos, meta descrições e configurações para mapa do site XML, robots.txt e reescritas de URL, podem ser definidos e otimizados diretamente na visão geral do produto. Além disso, você pode inserir seu ID do Google Analytics diretamente no back-end e não precisa instalar um plug-in.
Uma grande comunidade de desenvolvedores também se formou em torno do Magento nos últimos nove anos. No Magento Connect, antes da transferência para o Magento Marketplace, havia mais de 6.500 extensões que cobriam até mesmo reivindicações e requisitos exóticos. No momento da coexistência com o Magento Connect com apenas 1.889 extensões, havia um número significativamente menor de extensões no Magento Marketplace.
Magento em relações a plug-ins
Existem plug-ins Magento que custam até 29.999 USD (módulos Connect para SAP, AX, NAV, Dynamics 365, GP). No entanto, muitos plug-ins úteis (e também inúteis) também estão disponíveis gratuitamente ou estão listados a um preço razoável (10-300 USD).
Existem plug-ins que aumentam o desempenho do CMS, por exemplo, Minify HTML / CSS / JS ou LazyLoader, que oferecem suporte direto aos clientes, mas também plug-ins que otimizam o processo de compra (por exemplo, One Step Check-out, pontos de recompensa). Em resumo, plugins estão disponíveis para todas as áreas de aplicação, que também são continuamente desenvolvidos e otimizados.
WooCommerce
WooCommerce é um plugin para WordPress, o popular e líder mundial CMS WordPress foi expandido para incluir a funcionalidade de uma loja online. Segundo as estatísticas de comércio eletrônico, ele é usado por cerca de 25% dos maiores sites de comércio eletrônico. Portanto, em um quarto de todas as lojas da web em todo o mundo. Em termos absolutos, existem atualmente mais de 2,4 milhões de sites em todo o mundo que usam WooCommerce como seu CMS de loja.
Existe uma razão compreensível para isso. Porque WooCommerce é fácil de usar e para iniciantes. Qualquer pessoa que já trabalhou com o WordPress encontrará facilmente o WooCommerce, visto que ele é exibido diretamente na interface de usuário familiar. É totalmente gratuito e pode ser instalado e ativado normalmente na interface de administração do WordPress a partir dos plug-ins.
Instalação de plug-ins WooCommerce
As funções básicas são fornecidas com a instalação do plugin. Se você deseja expandir essas funcionalidades, deve instalar plug-ins ou extensões – como é normal no WordPress. Incontáveis extensões (a maioria gratuitas) estão disponíveis para WooCommerce. Uma pesquisa na loja de extensões WooCommerce revela atualmente mais de 405 extensões para vários fins ou áreas de aplicação.
Isso inclui a criação automática de faturas em PDF e notas de entrega, a integração do PayPal (e outros provedores de pagamento), a integração de serviços de boletim informativo como MailChimp e muitas outras áreas úteis e práticas de aplicação.
Historicamente, o WooCommerce era a melhor escolha, acima de tudo, se você queria vender um número administrável de produtos em um mercado principal. No entanto, agora ele também oferece suporte a um número ilimitado de produtos. Se você deseja otimizar e desenvolver ainda mais sua instância WooCommerce, uma documentação abrangente e muitos tutoriais (também por exemplo no YouTube) estão disponíveis.
Plugins e extensões em WooCommerce
Em termos de provedores de pagamento, WooCommerce oferece atualmente suporte para os cartões de crédito mais populares (incluindo Mastercard, Visa, American Express), bem como PayPal e pré-pagamento.
Existem também mais de 140 gateways e interfaces específicos de região que podem ser integrados ao WooCommerce, incluindo provedores cada vez mais populares, como Stripe ou Amazon Payments. As extensões mais populares (e mais úteis) também são continuamente selecionadas e atualizadas diretamente no site.
Extensões WooCommerce
Do ponto de vista técnico , o WooCommerce oferece suporte SSL como padrão , o que significa que os clientes em potencial podem comprar com segurança por meio de uma página HTTPS.
Com a API REST embutida, o WooCommerce também pode ser integrado a qualquer serviço. Os dados da loja podem, portanto, ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora com 100% de segurança.
Escolha do autor
Se tivéssemos que nos comprometer e fazer uma recomendação para um dos dois sistemas de comércio eletrônico, seria o seguinte: WooCommerce é (atualmente) ideal para iniciantes em comércio eletrônico e empresas menores, Magento, por outro lado, para PMEs mais exigentes tecnicamente e empresas internacionais que queiram vender seus produtos em uma loja virtual multilíngue e em diferentes países.
No entanto, os limites estão se tornando cada vez mais confusos, já que o WooCommerce agora também tem uma grande capacidade de expansão e escalabilidade do sistema. Portanto, é basicamente uma questão de gosto de qual loja CMS você escolherá.